Se você chegou até aqui, o mais provável é que você já entenda a importância de ter um logotipo (ou logo, como já apelidado) para sua empresa. Mas você sabe por que investir na criação de uma marca é tão importante? E afinal, o que é necessário considerar antes de fazer um logo da sua empresa?
Ter uma ideia de negócio próprio, abrir um CNPJ e considerar possibilidades de produtos ou serviços para lançamento no mercado são os primeiros passos de uma empresa. Mas tão importante quanto estruturar uma boa ideia, é fazer com que as pessoas compreendam rapidamente o que você faz e enxerguem seu diferencial em um único contato visual com sua empresa: pelo logotipo.
A seguir, você entende como fazer uma logo, aprende a diferença entre logotipo e logomarca e confere ideias de logotipo.
Diferença entre logotipo e logomarca
Confundir esses termos é bem comum, e a diferença entre eles é técnica:
O que é logomarca?
Logomarca é um termo que não existe na publicidade e que gera certa confusão. Quando nos referimos a um símbolo ou imagem que represente a empresa sem a necessidade do nome, falamos em Marca.
O que é logotipo?
O logotipo é um elemento visual que simboliza uma marca. É atribuído, basicamente, ao nome da empresa estilizado de forma que todos os seus clientes consigam reconhecê-la.
Logo
Logo é apenas o termo abreviado, mas com o mesmo significado de logotipo.
Por que criar uma marca para meu negócio?
Um bom logotipo favorece a construção consistente da sua marca e reputação, sendo uma das maiores prioridades de empresas que começaram a sua trajetória com os passos certos.
Para você ter ideia do quão importante é fazer um logo da sua empresa, já reparou que existem marcas vistas com frequência e que nem é preciso dizer o nome para que a gente se lembre do logotipo delas?
Quando falamos de smartphone de ponta, com a melhor câmera e design externo e operacional sofisticados, posso apostar que uma certa fruta mordida veio à sua mente.
Se eu comentar da bebida mais presente nas comemorações do brasileiro, e que estará presente em 90% das mesas neste final de ano, grandes chances de você já ouvir o som da garrafa se abrindo e a imagem das letras brancas e arredondadas aparecerem em sua memória.
Esse é o poder de uma marca consistente para sua empresa, ao estar constantemente na cabeça do seu cliente. Tão importante quanto criar uma marca é registrá-la formalmente no órgão competente do país. No Brasil, o INPI é o instituto responsável por atribuir marcas e patentes para negócios.
Leia mais: Como registrar marca no INPI: nome e logo
Ideias para criar logo
Você pode pensar que o impacto de um logotipo está restrito a grandes marcas globais, mas saiba que isso não é verdade. Uma empresa que tenha foco no cliente e que queira transformar seu produto ou serviço em algo duradouro no mercado, deve ter como prioridade, também, desenvolver uma marca forte e com boa reputação.
Não podemos negar que leva certo tempo até você visualizar os resultados da construção de marca, mas já iniciar seu negócio com uma identidade visual bem estruturada é um investimento que, sem dúvida, acelera o alcance dos objetivos da sua empresa.
Para ter um logo inesquecível, entenda as tendências de branding que estão ao seu redor e o que você deve decidir antes de fazer um logo da sua empresa:
1 – Ao fazer um logo da empresa, menos é mais!
Cada vez mais vemos empresas, produtos e serviços com um propósito claro, mas com marcas clean, de traços leves, seguindo a linha “menos é mais”. Vivemos uma tendência sem volta de digitalização das marcas e presença digital das empresas, que deixaram de ter espaço exclusivo em espaços físicos para mergulhar nas estratégias de marketing digital.
Neste novo mercado, a mensagem que um logotipo clean e com design atual transmite, hoje, impacta mais na percepção de valor do cliente do que um logo super elaborado e poluído de informações.
Dica: fique atento às marcas que são referências para você, seja pelo posicionamento no mercado, ou pela estética do logotipo. É um bom ponto de partida para você orientar a criação do logo da sua empresa.
2 – Entender seu público
Se você ainda não aplicou em seu negócio o estudo de persona, recomendo que comece por aí! Além de entender o perfil do seu público em relação aos dados de mercado (sexo, idade, região, hábitos de consumo e lazer) é muito importante compreender o comportamento.
Um método que parece simples, mas dá muito resultado, é desenhar em um papel uma “carinha” que dê personalidade ao seu cliente, e descrever as características de quem são seus clientes ideais, como eles pensam, quais problemas eles possuem e quais os diferenciais do produto ou serviço que você oferece como solução para essas dores, se comparado a outras empresas do mercado.
Partindo desta e outras dicas sobre como definir sua persona, você pode encontrar correlações interessantes entre o que seu público busca e o que sua marca oferece, para ajudar no desenvolvimento do seu logo.
3 – Atributos tangíveis e intangíveis de marca
Depois de entender melhor o recorte do seu público no mercado e desenhar sua persona ideal, é importante você pensar no valor que seu produto ou marca agrega ao cliente.
Para isso, você deve considerar os atributos que quer representar em sua marca, sendo tangíveis (que se tornam claros visualmente no logo) e os intangíveis (não são claros no logo, mas estão presentes ao associar seu propósito e posicionamento à imagem macro do logo).
Os atributos tangíveis são visíveis em um logo: nome da marca, cores, símbolos e mensagens em texto são os mais comuns para formar a identidade visual de uma marca.
Um exemplo simples de comparação: cores vibrantes e símbolos fortes costumam ser utilizados em marcas de negócios competitivos e com alto fluxo de pessoas, como restaurantes fast-food.
Já restaurantes com posicionamento de sofisticação comumente apostam em logotipos mais leves, de cores neutras e letra suave, pois buscam um perfil de cliente que valoriza exclusividade e experiência.
Já os atributos intangíveis são aqueles que não ficam visualmente claros no logotipo, mas que estão presentes de forma subentendida no conjunto da identidade visual da marca.
Por exemplo, se você deseja atribuir “segurança” ao propósito da sua marca, o que você consideraria melhor: um logo com formas fluidas e sem padrão e cores fluorescentes, ou um logotipo com formas geométricas que se conectam e formam uma figura única, de cores fortes, como vermelho ou cinza escuro?
Então, definir qual atributo intangível sua empresa oferece e que você queira transmitir pelo logo, é importante para orientar os detalhes presentes na sua marca.
4 – Faça uma análise de mercado
É imprescindível realizar uma pesquisa extensa de mercado para criar um logotipo marcante. Inicialmente, você pode estudar os logos das grandes marcas e entender sobre o processo de criação delas. Após a pesquisa, você terá uma boa base de referências, layouts, insights e conceitos.
Na sequência, foque em analisar os seus concorrentes. Veja como eles estão se comunicando e estude o que funciona e não funciona para este nicho de mercado. Por meio do site Behance você pode explorar uma imensidade de criativos, logos e marcas.
5 – Utilize as cores a seu favor
Cores são extremamente importantes para a composição de logos. Cada uma delas tem tendências a transmitir certa mensagem ou certo tom na comunicação das marcas. A seguir, confira significados e sentimentos atrelados a cores, segundo especialistas do No Film School.
- Preto – poder, precisão, credibilidade, formalidade, elegância
- Verde – cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade, natureza, meio ambiente, saudável
- Azul – espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma
- Laranja – humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância
- Amarelo – sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo
- Roxo – erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento
- Marrom – materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
- Branco – sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade
Outra dica é deixar para decidir as cores em uma das últimas etapas de criação. O ideal é focar na construção do símbolo, tipografia e formato do logo, assim como sua representatividade. Depois adicione a cor (ou as cores) que faça sentido à marca.
Exemplos de logotipos famosos
Há marcas que possuem uma identidade visual tão imponente que não precisam do nome para serem reconhecidas. É o caso deste cinco exemplos de empresas que criaram logotipos conhecidos em qualquer lugar.
McDonald’s
Este logotipo com a letra M e suas cores são facilmente associadas à marca por qualquer pessoa.
O Google lançou a versão mais recente de seu logotipo em 2015. As atualizações no símbolo seguem atualizações feitas no próprio branding da marca. É por meio da identidade visual forte que seguem sendo características únicas da empresa.
Apple
O designer Rob Janoff, responsável pela criação do logo, disse que a mordida foi uma forma de distinguir a maçã de outra fruta, como a cereja ou o tomate. Adicionar esse detalhe ao símbolo certamente o tornou singular.
Coca-cola
A Coca-Cola tem mantido uma versão similar de seu logo desde o início dos anos 1900. Durante todos esses anos, a Coca-Cola permaneceu fiel ao seu estilo clássico e à assinatura marcante.
Nike
Este é um logotipo tão icônico que tem até nome próprio, chamado de Swoosh.
Faço meu próprio logo ou contrato alguém?
Muitos empresários e empreendedores, principalmente no início da empresa, arriscam fazer o próprio logo, ou delegam a conhecidos e familiares, enquanto vêem o negócio vinga. Pode ser uma solução imediata, mas depois de vermos o quanto a imagem bem construída de uma marca influencia nos resultados e reputação de uma empresa, você ainda consideraria o “logo quebra-galho” uma boa ideia?
Um logo feito por alguém que não é especialista em design de marcas, mesmo que seja uma pessoa bem intencionada, pode dar bem errado. E você já deve ter ouvido falar do quanto uma agência de publicidade pode cobrar caro por uma marca, sendo um investimento que tende a pesar no bolso, principalmente na fase inicial de um negócio.
Muitas vezes temos ideias específicas, sendo complexo para uma pessoa não especializada captar e expressar a essência da sua marca, podendo chegar a um resultado não tão satisfatório e prejudicar toda a imagem.
Após definir seu público, persona e atributos desejados para a marca, caso ainda tenha dúvidas, um passo garantido a se dar é buscar um profissional qualificado para entender a mensagem que sua empresa deve transmitir, o que você tem em mente quando fala do seu negócio e que propósito quer atingir.
Como buscar um designer para fazer o logo da empresa
Uma alternativa com bom custo-benefício e qualidade garantida é contratar designers especialistas para fazer o logo da sua empresa, prestando um serviço sob demanda, sem que você corra o risco de ser necessário rever a identidade da empresa em pouco tempo.
Pedir indicações é uma opção, ou então pesquisar em plataformas que tenham bons profissionais cadastrados, com a curadoria de especialistas na área que filtram o designer ideal para sua necessidade e avaliações de clientes anteriores para tomar a melhor decisão com você.
Como um logotipo impacta as vendas do meu negócio?
Você já ouviu que “quem compete por preço, sempre venderá banana”? Parece cruel, mas é a realidade: se uma empresa tiver como único diferencial o preço em relação à concorrência, estará correndo o risco de um concorrente descobrir outro diferencial de mercado e ganhar margem competitiva.
Uma empresa sólida e bem construída precisa ter seu ponto de diferenciação presente no coração e na mente dos clientes. Esse é o segredo de marcas que agregam valor e crescem em vendas, pelas quais estamos dispostos a pagar.
Além da qualidade no atendimento, o posicionamento de uma marca diante de um tema que você valorize e a qualidade do produto ou serviço entregue, com certeza os atributos presentes no logotipo da sua empresa que você escolhe faz com que você se identifique positivamente com elas.
Apenas você será capaz de entender a fundo sobre seus clientes e mercado e, por isso, é essencial organizar as informações e ideias para orientar profissionais e especialistas em marketing a desenvolver sua marca, antes mesmo de escolher um especialista a quem transmitir a essência desejada. Ao fazer isso, você terá garantida a criação de um logo consistente e atual para sua empresa.
O que achou das dicas antes de fazer um logo da sua empresa? Ter o logo é decisivo antes de se posicionar nas redes sociais, por exemplo.