Entender se o seguro de vida é herança ou não é muito importante para poder lidar com as questões financeiras clássicas do período de luto.
Se você quer saber o que acontece com o seguro de vida no inventário, está no lugar certo. Neste artigo, vou te explicar tudo para você entender a relação do seguro com a herança:
- Qual a diferença entre seguro de vida e herança?
- Quem são os herdeiros legais do seguro de vida?
- Quem fica com o seguro de vida do falecido?
- Como funciona a partilha do seguro de vida?
Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.
Qual a diferença entre seguro de vida e herança?
O seguro de vida é um contrato privado para proteção financeira sobre a vida de uma pessoa. Quando ela falece, seu beneficiário recebe o aporte do seguro conforme pré-determinado. Caso não tenha sido estabelecido um beneficiário, o valor é direcionado para os herdeiros legais.
A herança, por outro lado, diz respeito aos bens, direitos e obrigações do falecido que ficam em aberto para os seus herdeiros. Ela pode ser previamente distribuída por um testamento, mas, no geral, é um direito dos herdeiros legais do falecido.
O seguro de vida não faz parte da herança, visto que é um serviço de proteção financeira. Assim, não entra no inventário e deve ser pago ao beneficiário indicado.
Quem são os herdeiros legais do seguro de vida?
Caso o segurado não indique nenhum beneficiário do seguro de vida, quem recebe a indenização são os herdeiros legais:
- filhos, netos e bisnetos;
- pais, avós, bisavós;
- cônjuge;
- irmãos, sobrinhos, primos tios, etc.
No geral, são pessoas com relação parentesca próximas e/ou cônjuge ainda em vida.
💡 Aqui na Hero, você pode contratar seguro de vida com proteção de renda! Assim, você continua recebendo até R$ 9 mil por mês caso se acidente ou fique doente e não possa trabalhar.
Os planos são variáveis de acordo com a sua necessidade e os preços acessíveis mudam de acordo com a sua idade também.
👉 Quer ficar despreocupado? Então, faça a simulação do Seguro de Renda da Hero agora!
Quem fica com o seguro de vida do falecido?
O beneficiário é quem fica com o seguro de vida do falecido. Essa é uma ou mais pessoas indicadas pelo segurado à seguradora, ainda em vida.
No momento da contratação, você deve indicar quem vai receber o aporte do seguro quando você falecer. É possível indicar uma ou mais pessoas e determinar a porcentagem que ficará para cada uma.
Caso o segurado não faça isso em vida, o seguro de vida fica para os seus herdeiros legais.
Como funciona a partilha do seguro de vida?
O seguro de vida não entra na partilha de bens da herança, pois não é considerado um bem ou uma posse. Assim, não é tratado no inventário.
Quanto à divisão do valor do seguro entre mais de um beneficiário, ela deve ser indicada pelo próprio segurado em vida.
Ficou clara a relação entre seguro de vida e herança? Continue no blog da Hero e esclareça outras dúvidas sobre esse tipo de proteção. Nosso artigo sobre aviso de sinistro pode te ajudar!