Na hora de atuar por conta própria, o mais indicado é a regularização, seja se cadastrando como autônomo ou abrindo um CNPJ. Se você quer ser um programador PJ, isso não é diferente.
Nesse processo, é necessário dar atenção à CNAE para desenvolvedor de software. Como assim? A CNAE é o número do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas relacionado àquilo que você vai fazer no dia a dia. A escolha da CNAE é muito importante na constituição do CNPJ porque está relacionada ao enquadramento tributário e às obrigatoriedades que o PJ tem que seguir.
Se você é da área tecnológica e está começando a prestar serviços, este artigo vai te apresentar quais CNAEs você pode usar no seu CNPJ sendo desenvolvedor. Vamos lá!
6201-5/01 – Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Esse CNAE deve ser usado por programadores que criam softwares personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente.
6201-5/02 – Web design
Se você atua com desenvolvimento front-end, isto é, nas interfaces de sites e programas web, pode utilizar o CNAE 6201-5/02.
6202-3/00 – Desenvolvimento de softwares customizáveis
Esse código serve para serviços de desenvolvimento de programas ou sistemas que permitem customizações de acordo com as necessidades do contratante.
6201-5/04 – Consultoria em informática
Para prestar consultorias de informática e desenvolvimento, como assessoria em projetos de software, utilize a CNAE 6201-5/04.
6201-5/05 – Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
Outra possível CNAE para programador é a 6204-5/05, quando o profissional oferece suporte e manutenção técnica de softwares.
5829-8/00 – Edição de programas de computador
Se a sua frente de atuação é a edição, adaptação e alteração de programas, use esta CNAE no seu CNPJ dev.
Você pode estar se perguntando qual número usar quando você atua com mais de uma dessas frentes. É bem simples, escolha a sua CNAE principal, aquela referente às atividades que você mais desenvolve, e as demais como CNAEs secundárias.
Isso mesmo, um CNPJ pode exercer mais de uma atividade econômica. Como o programador não pode ser MEI, enquanto pequena ou microempresa, é possível cadastrar até 99 CNAEs secundárias no seu registro – lembre-se de que as obrigações e tributações podem ser diferentes de acordo com a natureza das atividades.
E aí, está pronto para abrir seu CNPJ de desenvolvimento de software? Antes de dar entrada no processo, você tem que ter certeza de que compensa – e a Hero tem a ferramenta certa para te ajudar nesse momento.
💲BAIXE CALCULADORA CLT X PJ PARA DESENVOLVEDORES GRÁTIS
Com a nossa calculadora de salário para área Tech, você pode comparar propostas CLT e PJ para saber qual vale mais a pena e conferir dicas no nosso e-book exclusivo! É gratuito, acesse!