A DASN SIMEI, ou Declaração Anual do MEI, é o documento de declaração dos valores recebidos pelo Microempreendedor Individual ao longo do ano anterior – e isso inclui os valores com e sem nota fiscal, todos os rendimentos do MEI.
Neste conteúdo, você vai aprender como fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual na internet sozinho, de forma rápida e segura. Além disso, respondi às principais dúvidas sobre esse tema para que você possa realizar sua declaração sem dores de cabeça.
Continue lendo e confira o passo a passo.
Como fazer declaração de Microempreendedor Individual
Fazer o DASN SIMEI é fácil e até rápido se você tem suas documentações todas guardadas, visto que o processo é todo online. Veja como fazer o seu:
1- Acesse o Portal do Empreendedor
No site do Portal do Empreendedor, que você também pode encontrar pesquisando no seu navegador, você deverá clicar na opção “Já sou MEI”:
2- Inicie a Declaração Anual de Faturamento
Na nova página, role a tela até encontrar a opção “Declaração Anual de Faturamento”:
Na página seguinte, selecione “Entregar Declaração Anual de Faturamento” no menu lateral ou inferior, conforme aparecer na sua tela:
3- Preencha os dados seus dados
Agora, informe seu CNPJ no site do Simples Nacional para conseguir fazer a declaração:
Agora, você será direcionado para informar o ano de declaração, a receita recebida, se quer dar baixa no CNPJ ou não, se teve funcionário, etc. Em seguida, você poderá conferir um resumo dos valores apurados para revisar e, depois, é só concluir a declaração.
O processo é bem simples, se você quiser conferir mais detalhes, é só assistir a este vídeo em que a Hero Kakau explicou tudinho:
Em poucos minutos, você já tem sua DASN SIMEI emitida e mantém seu CNPJ regular.
Qual o prazo para entregar a Declaração do MEI?
O prazo para entregar a Declaração Anual do MEI é de 01/01 até o dia 31/05. Caso você não faça a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa a partir de R$ 50 através do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
O processo é simples e o prazo é longo, por isso não vale a pena correr o risco. Sem a declaração e as contribuições em dia, o seu CNPJ MEI poderá ser suspenso por 95 dias – são mais de 3 meses em poder atuar.
Se a inadimplência permanecer após esse prazo, o seu CNPJ é cancelado.
👉 Como regularizar CNPJ suspenso?
Quem precisa fazer a DASN SIMEI?
Todo mundo que tem um CNPJ MEI ativo precisa fazer a DASN do MEI, independentemente se teve faturamento ao longo do ano com o MEI ou não.
Mesmo que o CNPJ não tenha um ano completo ativo, é necessário declarar os rendimentos. Nesse caso, o seu limite de faturamento anual será proporcional aos meses em que o CNPJ está aberto.
Quem é MEI tem que fazer declaração de Imposto de Renda?
Sim, quem é MEI tem que fazer a declaração do Imposto de Renda enquanto pessoa física. Nela, deve-se apresentar os dados da sua DASN e as demais rendas, bens e investimentos feitos à parte do CNPJ.
Viu só como é fácil fazer a Declaração Anual do MEI? Já crie um lembrete anual na sua agenda digital para não perder o prazo e garantir a regularidade do seu negócio!
Quer mais dicas como essa? Aproveite que está por aqui e confira a previsão da taxa MEI para o próximo ano!