Já solicitou o auxílio por incapacidade temporária e não sabe o que fazer? É hora de entender como receber o auxílio-doença depois de aprovado.
O pagamento é feito pelo INSS e é preciso seguir os processos de forma adequada para não ficar com atrasos no pagamento e não deixar suas contas pendentes.
👉 Entenda: Quanto tempo após a perícia o INSS paga o auxílio-doença?
Veja como fazer para receber o auxílio após aprovação e tire suas dúvidas sobre essa etapa do benefício agora mesmo!
Fui aprovado na perícia do INSS, e agora?
Quando o auxílio-doença é aprovado, você recebe a carta de benefício concedido. Para receber o benefício, deve levar a carta à agência bancária indicada no documento.
Na agência, além da carta de concessão do auxílio-doença, você deve apresentar documento de identidade com foto, como RG ou CNH, e o número do benefício. A partir daí, você terá acesso ao auxílio.
Quantos dias o INSS demora para pagar benefício após a perícia?
O INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento do benefício após a concessão, em decorrência da perícia. Isso varia de acordo com o dia de aprovação do benefício.
Se ele for liberado até o dia 20, será pago no mês seguinte à aprovação. Caso ela ocorra após o dia 20, o pagamento inicia apenas no segundo mês após a liberação.
Por exemplo, se foi aprovado no dia 15 de agosto, você já poderá receber em setembro. Mas se for no dia 25 de agosto, o pagamento iniciará em outubro.
Como receber o primeiro pagamento do auxílio-doença depois de aprovado?
Com a carta de concessão do auxílio-doença em mãos, dirija-se à agência da Caixa Econômica Federal indicada na carta com documento de identidade oficial com foto.
Se você tiver indicado uma conta bancária no momento de solicitar o benefício, ele será concedido nessa conta, que também estará informada na carta de concessão do benefício.
Como é feito o pagamento do auxílio-doença?
O pagamento do auxílio-doença é feito pelo INSS em depósito bancário em conta de agência designada pela instituição, geralmente Caixa Econômica ou Banco do Brasil.
Se o beneficiário já tiver uma conta apta a receber o auxílio, pode indicar no momento de se cadastrar para recebimento. Se não tiver, o próprio INSS cria uma conta para o beneficiário em um dos bancos credenciados. Por isso é muito importante validar as informações apresentadas à Previdência Social.
A conta pode ser aberta na agência indicada pelo INSS no momento de fazer o primeiro resgate do auxílio-doença.
Deu para ver que o processo de recebimento tem algumas burocracias e pode levar um tempo, não é? Se o seu medo é deixar as contas atrasarem enquanto espera, você pode ficar tranquilo porque existe uma solução digital pensada para você.
O Seguro Renda Protegida da Hero te paga até R$ 9 mil por mês afastado por conta de acidentes e doenças, mediante comprovação de renda. Ele funciona de forma muito parecida com o auxílio-doença, mas é mais rápido e prático para garantir a sua tranquilidade financeira.
💡 Quer ficar despreocupado? Então, faça a simulação do Seguro de Renda da Hero agora!