Existem diferentes perfis de profissionais independentes no mercado e a Hero sabe como ajudar cada um deles: profissionais PJs, autônomos, profissionais liberais e sócios de pequenas empresas.
Mas para saber o que você precisa para dar o próximo passo na sua carreira, você precisa saber onde está, concorda? Por isso, nosso time de especialistas desenvolveu um algoritmo com 12 perfis de diferentes níveis para cada tipo de profissional independente, a partir do perfil de 15 mil profissionais que a Hero já ajudou a proteger.
Agora você pode descobrir que tipo de profissional independente você é no Score Hero! Veja um resuminho de cada um a seguir e, ao final, acesse o quiz para descobrir o seu e ver o resultado completo do seu teste, com pontos fortes, fracos e dicas personalizadas para o seu momento profissional.
Tipos de profissionais PJ
Se você aderiu ao trabalho PJ e presta serviço para uma única empresa nessa modalidade, é por aqui que você se encaixa. Veja agora os perfis:
- Caçador de vaga remota
Você já escolheu o lado independente do mercado de trabalho, mas ainda está no nível iniciante. Gosta da liberdade que trabalhar como PJ te proporciona, além da autonomia de fazer as coisas do seu jeito.
Mas ainda está um pouco perdido em meio a tanta burocracia que é ser PJ no Brasil. Mesmo ganhando mais, fica com medo de faltar dinheiro se não conseguir um trabalho e a falta de estabilidade é seu maior medo.
- O caçador de crescimento
Agora que você já sabe melhor como funciona a vida do PJ que presta serviço, sente mais segurança para tentar crescer. Já consegue filtrar as oportunidades e está fazendo seu nome no ramo, tanto que empresas e clientes começam a disputar pelo seu serviço.
Você precisa aprender a conciliar a vida pessoal e profissional para não deixar seu crescimento passar por cima da sua qualidade de vida – acontece muito com quem trabalha por conta própria.
- Semideus dos recrutadores
Você já é um profissional PJ nível avançado: tem experiência, fez seu nome no mercado e agora quem escolhe o serviço é você. Essa é a meta de todo mundo que começa a trabalhar de forma independente sendo PJ.
Agora que você tem estabilidade financeira e emocional, pode começar a pensar no futuro da sua carreira com mais tranquilidade, fortalecendo cada vez mais seu nome. Mas por onde começar? É hora de aprender a identificar e agarrar oportunidades de outro.
Tipos de profissionais autônomos
Autônomo é quem trabalha por conta própria sem ter nenhum vínculo empregatício com nenhuma empresa, seja como PJ ou não. É o seu caso? Então veja os perfis iniciante, intermediário e avançado de autônomos:
- Caçador de Pix Good Vibes
O autônomo iniciante é aquele que sonha muito, tem grandes ambições e vontade de fazer acontecer, mas ainda não sabe como. Assim, pula de um freela para outro sem ter um planejamento claro. O dinheiro entra, mas você não sabe bem quando.
O problema nisso é que você pode acabar perdendo oportunidades por não saber como se desenvolver, dominar novas habilidades e ir deixando para depois – e só Deus sabe quando esse dia chega, né? Apesar do lema “só se vive uma vez”, você percebeu que está na hora de levar a vida do seu jeito e não deixar a vida te levar.
- Mestre do WhatsApp Business
Você tem mais clareza sobre as oportunidades e as dificuldades da vida autônoma e mantém sua ambição viva porque sabe onde quer chegar. É especialista em se multiplicar para dar conta do trabalho e fazer acontecer.
Agora que está conseguindo equilibrar as demandas com o lazer, precisa aprender a pensar no futuro para estabelecer projetos que te levem a metas maiores. Apesar de parecer assustador e até impossível às vezes, você sabe que existe um caminho rumo ao sucesso, só não o encontrou ainda.
- Samurai famoso do Linkedin
O autônomo nível avançado já encontrou o equilíbrio entre a leveza do dia a dia com os trabalhos para alcançar suas grandes metas. Ele é aquele que consegue resolver diversos problemas e faz isso com maestria.
O que falta para você se sentir realizado por completo é uma segurança e um direcionamento para dar o próximo passo, porque já está no caminho que precisa seguir.
Tipos de profissionais liberais
O profissional liberal pode ou não ter vínculo empregatício ou atuar como PJ, mas sempre está registrado em alguma ordem ou conselho profissional. São médicos, advogados, psicólogos e por aí vai. Olha só quais são os perfis desse tipo de trabalhador independente:
- O orgulho da família
Você acabou de entrar no mercado de trabalho e está descobrindo os prazeres e os desafios de ser um profissional liberal. Responsabilidade e cautela são as principais características do perfil iniciante desse tipo de profissional por conta própria.
Seu momento é de passos pequenos e lentos para não “colocar a carroça na frente dos bois”. Apesar de estar num ritmo mais devagar, você se sente seguro de para onde seguir e, aos poucos, sabe que vai dominar o dia a dia profissional.
- Malabarista dos contratos urgentes
Agora que você já tem alguns clientes fixos e está vendo o dinheiro entrar, já pode começar a desfrutar dos prazeres que ele pode te proporcionar. Você começou a melhorar sua qualidade de vida e não quer voltar atrás.
Esse é o momento de pensar em como investir mais no seu profissional para crescer e chegar a um novo patamar. Mesmo com a rotina corrida, você sente que está pronto para esse próximo passo, agora é só descobrir como pegar o impulso para ele e isso exige planejamento.
- Guru da agenda lotada
O profissional liberal do nível avançado já é referência no mercado. Ele sabe conciliar a agenda lotada com a qualidade de vida que conquistou e começa a pensar no futuro.
É hora de olhar para o seu “pézinho de meia” com cuidado e sempre com foco em onde você quer chegar. Isso você já sabe bem. O segredo que precisa desvendar é como permanecer focado para manter o ritmo e chegar mais perto da sua meta.
Tipos de sócios em pequenas empresas
O sócio de uma pequena empresa ou é o titular do negócio ou faz parte. Ele é quem pode ser responsabilizado pelas pendências do negócio, por isso precisa ser estratégico. Veja os perfis que mapeamos para esses empreendedores:
- CEO Gênio da Gambiarra
Você não tem medo de tentar e não mede esforços para fazer o que precisar para o seu negócio crescer. O difícil é quando isso significa fazer tudo ao mesmo tempo para tentar resolver todos os problemas do seu negócio com um jeitinho.
Sem saber qual o melhor caminho para seguir, você sempre dá um jeito mas não sai do lugar. Mesmo sendo a pessoa chave para segurar as pontas quando precisa, você ainda precisa aprender a desenvolver seu negócio para ter mais estabilidade e segurança.
- CEO Mestre dos dashboards
Além de colocar a mão na massa, você já descobriu como acompanhar o desempenho e desenvolvimento do seu negócio. É aquele CEO que sabe como a empresa está e sabe como vender seu peixe para quem precisar.
Motivado pelo crescimento, você precisa aperfeiçoar o domínio dos números para, além de saber onde está, visualizar os caminhos para chegar onde quer. Priorizar e planejar são as palavras-chave para você conseguir expandir ainda mais o seu negócio.
- CEO Unicórnio Determinado
Está cada vez mais fácil visualizar o seu sonho se tornando realidade: um negócio estável, com colaboradores comprometidos com a sua missão e resultados constantes.
Você já está calejado da vida como profissional independente e sabe como valorizar seu tempo e esforço. Agora que aprendeu a se planejar e está conseguindo expandir seu negócio, seu foco é se manter atualizado e em desenvolvimento para continuar crescendo.
Acesse o Score Hero e descubra o seu perfil agora
Se identificou com algum desses perfis? Será que você já encontrou o tipo de profissional independente que é nesse momento? Faça o nosso quiz e tire a prova dos sete:
Além de entender em que momento você está na sua jornada, você ainda vai receber dicas de como evoluir para o próximo nível! Não perca tempo, conhecimento é poder!