Você precisa saber o que é franquia e como funciona antes de contratar um seguro. Seja de vida, de carro, de renda ou qualquer outro tipo de seguro, a franquia vai existir e vai impactar na sua proteção.
Esse é mais um conceito importante da apólice de seguro que, por vezes, os contratantes deixam de lado. Aí, quando precisam acionar a proteção, levam uma surpresa por terem que arcar com a franquia.
Como a Hero quer garantir a sua segurança e tranquilidade na hora de planejar sua estabilidade, preparei este conteúdo para te ajudar a entender tudo sobre a franquia de seguros.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse tema:
- O que é franquia?
- Como funciona a franquia do seguro?
- E a franquia do seguro de renda?
- Quais os tipos de franquia de seguro?
- Como saber o valor da franquia do seguro?
- Quem tem que pagar a franquia do seguro?
- Como é feito o pagamento da franquia?
- O que acontece quando se usa a franquia do seguro?
O que é franquia?
A franquia do seguro é uma participação de responsabilidade do segurado em casos de sinistro. Se por um lado a seguradora cobre um valor sobre a ocorrência que ela protege, do outro, o segurado deve se responsabilizar pela franquia e arcar com parte da despesa.
A franquia existe em qualquer tipo de seguro e é sempre uma demanda do segurado, por isso é muito importante conhecê-la antes de fechar o contrato.
A franquia deve estar estipulada na apólice de forma exata. Dessa forma, você consegue ter noção do valor e, se quiser, pode negociar antes mesmo de assinar a contratação do serviço.
Essa é uma informação obrigatória, assim como quais os sinistros que o seguro cobre, qual o limite máximo da indenização, qual o valor da franquia, entre outros.
Como funciona a franquia do seguro?
A franquia deve ser paga apenas quando há o acionamento do seguro, ou seja, não é um custo recorrente para o segurado. Assim que você arca com a sua parte do valor da ocorrência, a seguradora arca com a parte dela.
Uma referência clássica é a franquia de seguros de carro, um tipo de seguro muito comum. Vamos supor que você tem cobertura do seu veículo contra acidentes. Caso precise acionar o seguro e os custos de reparo do automóvel fiquem em R$ 10.000, a seguradora vai arcar com 80% do valor e o restante é de responsabilidade sua enquanto segurado.
Isso é apenas um exemplo, a franquia pode estar delimitada como porcentagem ou como valor especificado na apólice. De qualquer forma, é pré-estabelecida e de responsabilidade do segurado.
E a franquia do seguro de renda?
A Hero trabalha com seguro de renda protegida, por isso entendemos como funciona a franquia nesse tipo de proteção.
O seguro de renda protegida funciona de forma parecida com o auxílio por incapacidade temporária do INSS (antigo auxílio-doença). Ele paga indenizações diárias (DIT) caso você se afaste temporariamente do trabalho por conta de acidentes ou doenças.
Nesse caso, como a cobertura é para suprir a renda comprovada do segurado, e não necessariamente alguma despesa específica, é comum que a franquia seja um período de tempo e não um montante financeiro.
Veja o Hero Proteção de renda, por exemplo. A apólice começa a te pagar a partir do 16º dia de afastamento, assim, os gastos referentes aos 15 primeiros dias sem trabalhar são de responsabilidade do segurado – viu como é parecido com o benefício do INSS?
Quais os tipos de franquia de seguro?
Existem alguns tipos de franquia padrões nos seguros. Veja os principais agora:
Franquia básica
Aqui é o modelo mais simples de franquia: cabe ao segurado arcar com os custos parciais das despesas do sinistro, conforme cobertura e especificação da apólice.
Franquia reduzida
Essa franquia é reduzida, geralmente, em metade do valor da franquia básica, mas isso é revertido nas mensalidades do seguro, que são mais altas. Para entender se vale a pena, é importante fazer as contas e entender se a troca compensa no final. Um contador pode te ajudar nesse processo.
Franquia majorada
Essa franquia é menos utilizada nos seguros. Ela tem um valor mais elevado, o que reflete em mensalidades mais baixas do seguro – é excelente para quem tem mais garantia de que o acionamento será pouco recorrente, mas entende que o seguro é uma forma de precaução financeira.
Franquia isenta
A isenção da franquia é bem mais incomum. Quando está presente na apólice, o valor do seguro é bem mais alto e a cobertura costuma ser mais limitada.
Como saber o valor da franquia do seguro?
A única forma de saber o valor da franquia do seu seguro com certeza é consultando a apólice ou sua seguradora, mesmo antes de contratar. Essa é uma informação que deve estar descrita com clareza e exatidão no documento e precisa ser transparente para o segurado.
Se ela for uma porcentagem, você pode consultar na apólice e calcular o valor no momento de um acionamento. Ainda assim, a seguradora irá te informar dos custos exatos para você poder fazer o pagamento.
Quem tem que pagar a franquia do seguro?
Quem paga a franquia é o próprio segurado. Por exemplo, se um terceiro dirigia seu veículo e se envolveu em um acidente e isso é coberto pelo seguro, a responsabilidade da franquia ainda é sua – você pode negociar com a pessoa, mas a responsabilidade legal ainda é do segurado.
Como é feito o pagamento da franquia?
Determinado o valor da franquia, ela deve ser paga diretamente para quem vai realizar o serviço de recuperação, reposição ou qualquer que seja para cobrir o sinistro. A parte da seguradora será enviada por ela para o profissional.
O que acontece quando se usa a franquia do seguro?
Em geral, nada acontece quando você usa a franquia do seguro, pois é um custo previsto em apólice.
Uma coisa que pode acontecer e causar confusão é o aumento do valor do seguro em casos de alto volume de acionamento e sinistros. Quando você sofre muitos sinistros, a seguradora pode entender que você é um cliente de alto risco, o que impacta o gerenciamento e os custos para ela – e daí pode vir o aumento, que não tem a ver com a franquia.
Tirou suas dúvidas sobre a franquia de seguros? Agora que você já entendeu esse termo, continue por aqui para saber mais sobre o funcionamento dessas proteções. Veja nosso artigo sobre cobertura de seguro de vida!