Você sabe o que é o Google Meu Negócio? Talvez você não reconheça esse nome, mas provavelmente já viu e até utilizou essa ferramenta no seu dia a dia. Sabe quando você pesquisa no Google onde é um estabelecimento e aparece um cartão informacional indicando endereço, telefone, horário de funcionamento? Então, é isso!
Esse recurso do Google facilitou muito a vida dos usuários e consumidores, mas também ajudou muito quem está empreendendo. Hoje o aplicativo Google Meu Negócio não existe mais, mas essa funcionalidade ainda pode ser utilizada.
Se você quer entender como ela funciona e como configurar para o seu negócio, está no lugar certo.
Continue a leitura para saber tudo sobre o Google Meu Negócio!
O que é Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio era um recurso oferecido pelo Google, de forma gratuita, para facilitar a busca por empresas regionais. Trata-se de uma espécie de vitrine digital que facilita a visualização de informações básicas sobre as empresas, sem precisar acessar suas páginas – uma vantagem para quem não atua online.
Ele apresentava informações como:
- telefone de contato;
- endereço;
- horário de funcionamento;
- descrição do negócio;
- fotos;
- avaliações de clientes.
Foi um grande diferencial para ajudar as pessoas a chegarem até o seu negócio e, até mesmo, para valorizá-lo, trazendo mais credibilidade e confiança para os clientes. Não é à toa que, mesmo não existindo mais a ferramenta, a vitrine ainda é utilizada. Como assim? Continue a leitura para entender melhor.
O Google Meu Negócio vai acabar?
O Google Meu Negócio já não existe mais enquanto uma ferramenta avulsa do Google. O líder de buscas migrou o recurso para dentro do Google Maps, que você também deve conhecer.
Conforme o próprio suporte do Google informou, o Perfil das Empresas que utilizavam o recurso passou para o aplicativo de mapas e é por lá que você gerencia as informações da vitrine do seu negócio.
Um ponto importante é que a forma de visualizar as informações e interagir com o Perfil da sua Empresa não mudou com a transição. Assim, o cartão de visita continua aparecendo nas ferramentas de pesquisa e de mapa do Google, quando bem configurados.
Como funciona o perfil do Google Meu Negócio?
Como expliquei, agora o Google Meu Negócio está dentro do Google Maps e é por lá que você gerencia todo o seu Perfil de Empresa. O interessante é que o recurso pode ser utilizado tanto por negócios digitais como físicos e conta com várias funcionalidades ainda. Conheça as principais:
Perfil empresarial
No Perfil de Empresa, você usa uma conta do seu negócio e desenvolve o perfil para ele. Deve incluir nome, endereço, telefone, horário de atendimento. Também é possível acrescentar outras informações relevantes para o negócio.
🔓 Conteúdo especial: Como usar o ChatGPT para criar o nome da sua empresa.
Avaliações de clientes
O Google Meu Negócio no Maps permite que seus clientes deixem avaliações sobre o seu negócio, as quais aparecem para quem pesquisar sobre você, junto com o cartão de visita da sua empresa.
Mas um fator importante é que você pode responder a essas avaliações, aproveitando para agradecer ou oferecer ajuda aos clientes, melhorando a experiência deles e a percepção sobre a sua marca.
Fotos atuais
Com este recurso, é possível incluir fotos do seu negócio para aparecerem nas buscas sobre seu negócio. Por exemplo, se você tem um espaço físico, pode colocar fotos da fachada e de como é o ambiente para atrair o público. Senão, é possível acrescentar fotos de produtos e serviços.
Também dá para postar atualizações do seu negócio, como novidades e ofertas.
Análise de resultados
A ferramenta ainda oferece estatísticas que podem te ajudar a entender melhor seu público e se sua estratégia de marketing está funcionando. Por exemplo, ela mostra quantas visualizações seu perfil teve e de onde são seus clientes, o que pode gerar insumos para uma estratégia de mídias pagas.
Como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio?
Agora, você deve criar o seu Perfil de Empresa direto no Google Maps, já que o Google Meu Negócio foi integrado a ele. Veja o passo a passo simplificado que montei a partir do guia do Google:
1- Acesse ou crie sua conta na plataforma
Acesse o Google Maps e entre na mesma conta Google que você criou para gerenciar seu negócio. Se não tiver uma, crie a sua.
2- Adicione os dados do seu negócio
No Maps, abra o menu lateral para encontrar as opções para empresas:
Agora, clique em “Adicionar sua Empresa” para informar os dados do seu negócio de forma correta e precisa:
Na nova página, pesquise pela sua empresa para começar a configurá-la. Para isso, use o nome e a cidade onde está localizada.
3- Faça a verificação de propriedade
Para garantir que só o dono de um negócio gerencie a ferramenta, o Google pode exigir a verificação de propriedade por telefone, e-mail ou até correio. Basta seguir as orientações do site.
4- Personalize o perfil da sua empresa
Agora é hora de dar cara à vitrine do seu negócio. Personalize com o máximo de informações que puder: fotos, horário de funcionamento, formas de contato e, claro, uma descrição que chame a atenção. Se você tiver site ou redes sociais, também pode indicar no Google Meu Negócios.
Prontinho, você já configurou o Google Meu Negócio dentro do Google Maps!
Agora você já sabe como criar o Perfil de Empresa do seu negócio para aparecer no principal mecanismo de busca da internet, é hora de colocar a mão na massa – e nesse momento, o endereço do seu negócio vai fazer muita diferença!
O local onde você está situado pode somar pontos à imagem da sua marca ou descredibilizá-la. Não tinha pensado nisso ainda? Então confira um artigo completo explicando sobre a importância do endereço comercial para o seu negócio!