A recusa de aceitação de proposta de seguro se dá quando a própria seguradora nega o contrato de algum cliente. Isso é muito mais comum do que se imagina e pode acontecer por diversas razões.
A recusa, em geral, se dá antes mesmo da contratação da apólice, no momento de análise. Essa etapa precede a assinatura do serviço e utiliza de base a sua DPS (Declaração Pessoal de Saúde), entre outras coisas.
Quer saber mais para entender se você está eletivo para contratar um seguro ou não? Continue a leitura e entenda tudo sobre esse tema!
Por que o seguro fica em análise?
A seguradora pode recusar a sua proposta de seguro já na análise. Essa etapa da contratação do serviço serve para a empresa avaliar se os segurados se enquadram no perfil de cliente que elas buscam. Como assim? Calma, vou explicar melhor.
Toda vez que um seguro é contratado, a seguradora assume um risco monetário sobre alguma coisa: a vida, um bem, a renda e por aí vai – por isso existem vários tipos de seguro.
Por se colocar nesse lugar de risco, ela realiza a análise para entender o nível de risco de cada cliente e se ela pode ou não protegê-lo, se é vantajoso ou não e qual o melhor plano que ela oferece para cada tipo de cliente.
Assim, é uma etapa importante tanto para a empresa que está oferecendo o seguro quanto para o próprio cliente.
O que a seguradora avalia?
Alguns fatores da análise de risco podem mudar de acordo com o tipo de seguro que você quer contratar. No geral, as seguradoras querem avaliar:
- risco de ocorrência do sinistro;
- real necessidade de proteção do segurado;
- capacidade de proteção da seguradora.
Para isso, ela pode analisar informações como:
- idade;
- local onde reside;
- profissão;
- hábitos de saúde e rotina;
- histórico médico;
- histórico familiar;
- comprovantes de renda;
- situação atual do bem (carro, casa, etc.);
- documentação de propriedade de bens.
O seguro de renda protegida, por exemplo, avalia suas informações relacionadas à saúde, a rendimentos e hábitos que possam influenciar em ambos. Isso porque é um seguro que cobre sua renda caso você se afaste do trabalho se ficar doente ou sofrer um acidente.
Em geral, para a análise desses fatores, ela utiliza como base a Declaração Pessoal de Saúde.
Quais os motivos que uma seguradora pode recusar uma proposta?
As causas para a recusa da proposta de seguro são diversas, entre elas, as mais comuns são:
- fornecimento de informações erradas ou incompletas;
- restrições financeiras no nome do cliente;
- mau histórico com outros seguros, se houver;
- alto risco de sinistros.
Um ponto de destaque é que a avaliação do risco de sinistro também muda de acordo com o seguro que você quer contratar e pode envolver várias coisas.
Num seguro de carro, a região que você mora pode impactar, se houver alto número de roubos, por exemplo. Num seguro de renda, se você tem uma profissão de alto risco que pode gerar várias paralisações temporárias, pode fazer diferença.
O que significa recusa pela análise de risco?
A recusa pela análise de risco significa que a seguradora avaliou seu pedido de contratação e entendeu que existem muitos fatores que podem causar sinistros e te fazer acionar o seguro. Assim, ela entendeu que você não é eletivo para aquele serviço solicitado.
Qual o prazo que a seguradora tem para analisar a proposta recebida?
De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), a seguradora tem até 15 dias para analisar a proposta do seguro e oferecer resposta, seja positiva ou negativa.
Outro fator importante é que a resposta deve ser enviada por escrito, mesmo que em formato digital, apresentando a decisão e o fator decisivo para tal, se houver.
Entendeu como funciona a recusa da proposta de seguro pela seguradora? Continue no blog da Hero para saber mais sobre a proteção do seu futuro. Veja nosso artigo sobre como funciona a franquia de seguros.